03 setembro 2017

"Loucura da Cruz"

A liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum convida-nos a descobrir a “loucura da cruz”: o acesso a essa vida verdadeira e plena que Deus nos quer oferecer passa pelo caminho do amor e do dom da vida (cruz).


Evangelho de Mateus 16,21-27

Naquele tempo,

Jesus começou a explicar aos seus discípulos
que tinha de ir a Jerusalém
e sofrer da parte dos anciãos,
dos príncipes dos sacerdotes e dos escribas;
que tinha de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia.
Pedro, tomando-O à parte,
começou a contestá-l’O, dizendo:
«Deus Te livre de tal, Senhor! Isso não há-de acontecer!»
Jesus voltou-Se para Pedro e disse-he:
«Vai-te daqui, Satanás.
Tu és para mim uma ocasião de escândalo,
pois não tens em vista as coisas de Deus, mas dos homens».
Jesus disse então aos seus discípulos:
«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo,
tome a sua cruz e siga-Me.
Porque, quem quiser salvar a sua vida há-de perdê-la;
mas quem perder a sua vida por minha causa,
há-de encontrá-la.
Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro,
se perder a sua vida?
O Filho do homem há-de vir na glória de seu Pai,
com os seus Anjos,
e então dará a cada um segundo as suas obras.



Salmo 62 (63)

Refrão: A minha alma tem sede de Vós, meu Deus.

Senhor, sois o meu Deus: desde a aurora Vos procuro.
A minha alma tem sede de Vós.
Por Vós suspiro,
como terra árida, sequiosa, sem água.

Quero contemplar-Vos no santuário,
para ver o vosso poder e a vossa glória.
A vossa graça vale mais do que a vida;
por isso, os meus lábios hão-de cantar-Vos louvores.

Assim Vos bendirei toda a minha vida
e em vosso louvor levantarei as mãos.
Serei saciado com saborosos manjares,
e com vozes de júbilo Vos louvarei.

Porque Vos tornastes o meu refúgio,
exulto à sombra das vossas asas.
Unido a Vós estou, Senhor,
a vossa mão me serve de ampar


Palavras para o caminho

Três perfis de discípulos… Através das leituras deste domingo, temos três perfis de discípulos: Pedro – que receia a cruz para Jesus mas também para si mesmo; Paulo – que nos convida a ultrapassar os modelos do mundo para que as nossas vidas estejam de acordo com a vontade de Deus; Jeremias – que, para lá de todas as dificuldades encontradas, se deixa seduzir pelo amor do Senhor. E nós? Que género de discípulos somos?


Desejo-vos um bom domingo.
O meu abraço na paz de Cristo.

Fonte: Portal dos Sacerdotes Dehonianos

6 comentários:

  1. Linda a liturgia de hoje e nos convida a pensar ao final com a indagação... Muito bom! Lindo domingo! bs, chica

    ResponderEliminar
  2. Dúvidas teremos sempre por isso caminhar na Fé e na Esperança ... bj

    ResponderEliminar
  3. Hoje estou passando somente para matar
    essa saudade tão doida dos ultimos tempos.
    E comigo veio uma frase do querido padre
    Fabio de Melo...
    Se pela força da distância você se ausenta,
    pela força que há na saudade você voltará...
    Um carinhoso abraço beijos.
    Da Afilhada Evanir.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, querida amiga Ailime!
    Eu pensava que o amor tinha forma de coração mas tem a fornma de uma cruz... imensa...
    Aprendi isso e constatei que é fato, amiga!
    Seja feliz e abençoada!
    A mensagem que trouxe da Missa de hoje é de seguir navegando sempre... sem desanimar assim como fez Cristóvão Colombo...
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Querida amiga este dia abençoado por Deus hoje é um dia muito especial aqui ,dia da Nossa Senhora da Saúde ,desejo-lhe uma semana muito abençoada ,beijinhos no coração,felicidades

    ResponderEliminar
  6. Boa 2ª feira, Ailime.
    Ser discípulo de Cristo é um desafio do tamanho GG, mas com fé, esperança e AMOR podemos segui-LO e bendizer o Seu Nome!
    Mensagem bonita.
    Abçs

    ResponderEliminar

«Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.»
(João 14:6)
Muito obrigada por me ajudar a caminhar com Cristo!
Ailime