06 março 2010

Tu me sondas, Senhor (3º Domingo da Quaresma)


«Senhor, Tu me sondas e me conheces. Sabes quando me assento e quando me levanto; de longe
penetras os meus pensamentos. Esquadrinhas o meu andar e o meu deitar e conheces todos os meus caminhos.
Ainda a palavra me não chegou à língua, e Tu, Senhor, já a conheces toda. Tu me cercas por trás e por diante e sobre mim pões a mão. Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir.
Para onde me ausentarei do Teu Espírito? Para onde fugirei da Tua face? Se subo aos céus, lá estás; se faço a minha cama no mais profundo abismo, lá estás também; se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a Tua mão, e a Tua destra me susterá.
Se eu digo: as trevas, com efeito, me encobrirão, e a luz ao redor de mim se fará noite, até as próprias trevas não Te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa.
Pois Tu formaste o meu interior Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as Tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não Te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os Teus olhos me viram a substância ainda informe, e no Teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.
Que preciosos para mim, ó Deus, são os Teus pensamentos! E como é grande a soma deles!»
(Salmo 139:1-17)

Senhor, Tu que tão bem me conheces ajuda-me a ser fiel à Tua Palavra e à Tua Verdade. Ajuda-me a caminhar rectamente pelas Tuas veredas e se eu desobedecer, perdoa-me Senhor!

Imagem cedida gentilmente pela Net

28 fevereiro 2010

2º Domingo da Quaresma

«Levando consigo Pedro, João e Tiago, Jesus subiu ao monte para orar. Enquanto orava, modificou-se o aspecto do seu rosto e formou-se uma nuvem que os cobriu. E da nuvem veio uma voz que disse: «Este é o meu Filho predilecto, escutai-o.»
Lc 9,28-36

Neste tempo de Quaresma propicio ao silêncio em nós, Deus “convida-nos” a escutar O Seu Filho muito amado, Jesus, procurando-O através da Sua Palavra fonte da nossa Fé.
Embebidos no Seu Evangelho ousemos ser diferentes: “amar quem nos despreza e perdoar a quem nos insulta”.
Estarei então disposta a renovar-me interiormente de modo a deixar que a mensagem de Jesus encontre eco no meu coração?
E que tenho feito para que tal aconteça?
Será que no meu dia a dia faço pelo menos uma pausa para orar para melhor O escutar?
Sim, Jesus interpela-me e põe-me à prova constantemente nos desafios com que me deparo diariamente.
Assim sendo tenho depositado toda a minha Confiança no Senhor?
Será que Lhe agradeço todas as bênçãos que me tem concedido?
Ajudo os que mais necessitam tanto material como espiritualmente?
Será que estou a saber caminhar a Seu lado até ao Calvário?

Meu Senhor e meu Deus ilumina-me na minha caminhada, em que tantas vezes sou confrontada com alguns espinhos, para que possa abrir cada vez mais o meu coração à conversão e reconciliação para merecer desfrutar da Páscoa da Tua Ressurreição.

Ailime
28.02.2010
Imagem cedidagentilmente pela Net